Início » Portal Blue Farm » Estratégias para proteção financeira do seu negócio em momentos de incerteza

Estratégias para proteção financeira do seu negócio em momentos de incerteza

*José Caixeta é Gerente de Sales Desk do Rural Banking – Rabobank Brasil

O conflito entre Rússia e Ucrânia trouxe impactos imediatos em muitos setores e efeitos diretos ao agronegócio brasileiro. Como o cenário ainda apresenta grandes incertezas em relação ao futuro próximo e possíveis impactos às próximas safras, é essencial mapear os riscos e as oportunidades para garantir a proteção dos negócios.

Entre os riscos para os produtores rurais nesse momento estão eventuais questões relacionadas à disponibilidade de fertilizantes e volatilidade nos preços dos insumos agrícolas, cotações de commodities, câmbio, inflação e taxas de juros. No entanto, há diversas estratégias de gestão financeira disponíveis para apoiar o produtor rural nesse momento, principalmente com foco em manutenção da liquidez.

Estratégias para proteção financeira do seu negócio em momentos de incertezaAtualmente, as commodities estão valorizadas na comercialização com o mercado internacional e, consequentemente, o nível de liquidez dos produtores também aumentou (no caso de grãos, vale lembrar também que a colheita da safra verão 2021/22 está praticamente concluída e a produção em estoque disponível para venda). Por outro lado, com um cenário de incerteza os riscos para os produtores são ainda mais significativos e, por isso, um olhar atento para a gestão do caixa é fundamental.

Uma das estratégias possíveis é preservar o caixa por meio de aplicações financeiras com alta liquidez, baixo risco de mercado e de crédito. Além disso, para aqueles tem dívida em dólar com vencimento futuro, existe a alternativa de fixar o dólar sem a utilização de caixa e, consequentemente, ficar protegido contra o descasamento cambial.

Com capital disponível, é possível ainda ampliar e otimizar oportunidades de negócios para pagamento à vista, manter bons índices financeiros, reduzir custos de captação de empréstimo e manter os empréstimos atuais com taxas mais atrativas do que as possivelmente praticadas no mercado durante a crise.

Por isso, o bom gerenciamento de caixa é uma estratégia imprescindível para gestão de riscos nesse momento de incertezas. Com um olhar cuidadoso para esse aspecto, os produtores podem identificar novas oportunidades e garantir maior segurança para os seus negócios em momentos de volatilidade.

Fonte: Rabobank Brasil, Noticias Agrícolas