Início » Portal Blue Farm » Ibovespa recua em meio à proposta de novas sanções à Rússia; bancos e Vale pesam

Ibovespa recua em meio à proposta de novas sanções à Rússia; bancos e Vale pesam

O principal índice da bolsa brasileira cedia nesta terça-feira, após abertura estável, à medida que a proposta de novas sanções à Rússia por causa da guerra na Ucrânia pesava sobre a confiança dos mercados globais.

O setor financeiro e Vale pressionavam o índice, enquanto Suzano era a maior contribuição positiva.

Às 11h29, o Ibovespa caía 0,71%, a 120.413,81 pontos. O volume financeiro da sessão era de 8,2 bilhões de reais.

A Comissão Europeia propôs novas sanções contra a Rússia incluindo a proibição de importações de carvão e da entrada de navios russos em portos do bloco, enquanto disse que também está trabalhando em sanções relacionados ao petróleo.

O movimento, que pode ser seguido por sanções dos Estados Unidos, ocorre após acusações de assassinato de civis por tropas russas no norte da Ucrânia, o que o Kremlin nega categoricamente.

Em Wall Street, os principais índices de ações perdiam entre 0,1% e 1,3%.

As ações do setor financeiro e de Vale foram responsáveis por 63% do rali do Ibovespa em 2022 – de 14,9% -, diante de preços mais de altos de commodities e taxa de juros mais elevadas, escreveram os analistas do BTG Pactual Carlos Sequeira e Osni Carfi em relatório nesta terça-feira.

Segundo os analistas, a forte entrada de recursos estrangeiros no país neste ano impulsionou esse papéis, já que trata-se de uma categoria de investidor com foco em ações de empresas maiores, com mais liquidez. Isso fez, na visão deles, com que boas oportunidades em outros papéis como de shoppings, locação de veículos e elétricas ficassem de lado.

O mercado também mantém no radar os efeitos da greve dos servidores do Banco Central, em meio à notícias de movimentos de outras categorias, como de servidores da Comissão de Valores Mobiliários.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN caía 0,4% e ON avançava 0,4%, acompanhando perda de terreno do petróleo na sequência de ganhos firmes mais cedo. Após Adriano Pires desistir de ocupar a presidência da estatal, cargo ao qual foi indicado pelo governo, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, voltou a ser cogitado para a função, diz O Estado de S.Paulo.

– VALE ON caía 0,6%, enquanto siderúrgicas operavam sem direção comum, com o mercado chinês fechado por conta do feriado, o que afeta a negociação de commodities como o minério de ferro.

– ITAÚ UNIBANCO PN caía 1,4%, BRADESCO PN perdia 1,9% e BTG PACTUAL UNIT recuava 2,2%. INTER UNIT tinha queda de 5,1%.

– MULTIPLAN ON apontava ganhos de 1,1%, após as vendas totais dos shoppings administrados pela companhia em março virem 20,6% maiores do que no mesmo mês de 2019, atingindo 1,4 bilhão de reais, novo recorde de vendas para o mês.

– 3R PETROLEUM ON tinha valorização de 1,2%. A empresa informou que o Polo Potiguar obteve a certificação de 229,3 milhões de barris de óleo equivalente (boe) em reservas provadas e prováveis (2P).

– MARCOPOLO PN, que não está no Ibovespa, caía 1,1%. O Tribunal de Contas da União (TCU) barrou provisoriamente a conclusão de uma licitação federal para compra de até 3.850 ônibus escolares após denúncias de superfaturamento, diz o G1. O pregão da licitação ainda não ocorreu, segundo a reportagem. Procurada pela Reuters, a empresa não comentou o assunto.

Marcações: