83 / 100

Máximo Potencial Produtivo no Agronegócio

 máximo potencial produtivo A lucratividade, o aumento da produção e a construção de um patrimônio sólido são alguns dos objetivos compartilhados por muitos produtores que depositam seu trabalho, dedicação e investimento no segmento produtivo. Mas esses objetivos, poderão ser comprometidos ou totalmente inviabilizados se os gestores que estão a frente de seus negócios não forem capazes de tomar as decisões que maximizem cada real investido na atividade produtiva.

Tentar prever ou listas quais passos devem ser tomados para que o máximo potencial produtivo seja alcançado, não parece ser razoável, tendo em vista principalmente a diversidade de fatores técnicos, climáticos, genéticos, topográficos e outros envolvidos na produção agropecuária, porém alguns entendimentos conceituais  e práticos sobre fatores que pavimentam este caminho, são de extrema valia para aqueles que estão em uma busca de uma produção de excelência, seja do ponto de vista técnico e/ou econômico.

Primeiramente é imprescindível dizer que o máximo potencial produtivo nunca coexistirá com o desperdício, seja esse de capital, de insumos, de tempo,  de recursos humanos ou naturais, da informação ou qualquer outro que seja.

O desperdício é um dos grandes sequestradores de eficiência de qualquer agronegócio e combate-lo deve ser um dos pilares de um negócio que esta em busca de sua máxima expressão produtiva. O simples fato de instituir como meta o extermínio do desperdício, com a  adoção de ações que busquem diminuir ou praticamente zerarem os desperdícios presentes no processo produtivo, por si só, já será capaz de transformar sua atividade produtiva significativamente.

O desperdício pode ser perceptível, pode e deve ser mensurado, mas também pode não ser perceptível e nem reconhecido e muito menos estando sendo mensurado, o que pode ser uma verdadeira bomba relógio atuando no coração de seu agronegócio. É importante  que este tema “desperdício” seja abordado e incorporado previamente, com a sua devida importância, para que se tenha um ponto de partida e referencia na busca do máximo potencial produtivo.

 máximo potencial produtivoO oposto do desperdício é a eficiência, mas o que é ser eficiente?

Um processo de produção eficiente é aquele onde se obtém o melhor resultado advindo da equação: Quantidade de Unidades Produzidas x Tempo para se Produzir essas Unidades x Custo para a Produção das mesmas. De nada adianta produzir um produto excelente porém com um custo altíssimo, nem mesmo se produzir uma grande quantidade de um produto com qualidade duvidosa e de baixa aceitação pelo mercado.

Com essas duas diretrizes adotadas, desperdício zero e eficiência máxima, uma em cada mão, temos a célula mãe, a matéria prima que pavimenta o caminho para o máximo potencial produtivo, que somados aos conceitos listados abaixo formam um potente substrato, rico e capaz de transformar qualquer negócio rural.

 máximo potencial produtivoInformação:

A informação pode ser comparado com o terreno, o solo onde será semeada a nova produção, isso porque sem uma referencia de onde e como o seu negócio se apresenta existe uma grande possibilidade de comprometimento de todos os outros recursos que virão em seguida e consequentemente um desperdício de ativos.

A informação direciona de forma estratégica as ações e amplifica o recursos econômicos, humanos, produtivos entre outros, além de ser um investimento de rápida recuperação do capital investido, com um elevado potencial de ganhos adicionais, que superam proporcionalmente os investimentos frequentemente realizados em insumos pelos produtores rurais. Temos ainda que lembrar, que mesmo o retorno advindo da adoção de uma nova tecnologia ou insumo, só poderá ser corretamente validado e mensurado quando de uma base de informações(dados) que permita uma correta e verdadeira aferição dos ganhos.

 máximo potencial produtivoComparação que Agrega:

Para estar entre os melhores é preciso antes de tudo saber quem são os melhores, e o que eles estão fazendo para transpor os resultados que os elevam a esta condição de destaque. A comparação de meu negócio deve levar em consideração empreendimentos com características em concordância com a minha realidade de terreno, genética, escala, diferenciação tecnológica, qualificação de mão de obra e outros, porém com certeza mesmo dentro desses parâmetros ainda teremos aqueles que conseguem resultados significativamente mais satisfatórios e vantajosos do que os demais.

 máximo potencial produtivoCusto de Produção por Unidade:

Este ponto esta diretamente relacionado com eficiência, já conceituado anteriormente. Isso porque é imprescindível que consigamos maximizar os recursos diversos para a produção de uma unidade de produção de qualidade a um menor custo possível, unidade esta que somada a diversas outras unidades resultará na produção total. Para que isso ocorra é necessário fazer a conta de traz para frente, isso é muito comum no segmento industrial que dimensiona sua unidade fabril de acordo com sua produção, então se o projeto da fábrica contempla a produção de 10.000 unidade de sapato por mês por exemplo, o maquinário, mão de obra, espaço, insumos, área de produção, área de estocagem, tudo será dimensionado para que todas as maquinas operem com o seu máximo potencial para a produção da maior quantidade de unidades pretendidas o que diluirá o valor da unidade produzida. Quanto extrapolamos para o segmento agropecuário, temos que pensar que cada pé de soja, de milho ou cada Kg produzido é a nossa unidade de produção e todos os custos empregados devem ser dimensionados para a máxima eficiência de produção por unidade.

 máximo potencial produtivoAgindo Estrategicamente

Quando falamos de estratégia alguns produtores acham que isso não é para eles ou que é apenas conversa de consultor, mas asseguro que todos os produtores agem estrategicamente mesmo que não percebam que o estão fazendo, vamos simplificar! Agir estrategicamente nada mais é do que tomar as melhores decisões no momento mais adequado, o que é exatamente o que todo produtor rural busca em seu dia a dia, mas para que isso ocorra com maior frequência e maximize os resultados é importante que se consiga enxergar o maior número de fatores relevantes possíveis e passiveis de atuação real.

Vamos refletir um pouco, se todos os dias do ano eu e meus colaboradores pudéssemos realizar sempre as tarefas mais importantes relacionadas a produção, com certeza este ano valeria por dois, pois a produção seria extraordinária. Sabe aquele dia que falamos, hoje rendeu, pronto este dia provavelmente foi um dia de ações estratégicas. Agir estrategicamente nada mais é do que fazer a coisa mais importante no momento correto, utilizando os recursos adequados.

 máximo potencial produtivoConclusão

A produção nada mais é que o excesso ou a maximização do potencial de entrega de um produto primário por um animal ou planta. Quanto mais presentes estiverem os fatores catalisadores dessa máxima expressão produtiva e mais adequadas as condições para que este processo ocorra, maior será a produtividade. Para que isso aconteça é fundamental que seja identificado quais são os fatores, que quando ajustados ou elevados a sua condição ideal trazem o maior aumento proporcional entre todos os outros fatores presentes, e que então se atue estrategicamente  e prioritariamente nós mesmos.

Autor : Túlio Soares Lelis

© Copyright 2019 - Bluefarm