Início » Portal Blue Farm » O PEP – Planejamento Estratégico Pessoal

O PEP – Planejamento Estratégico Pessoal

O PEP - Planejamento Estratégico Pessoal

O PEP – Planejamento Estratégico Pessoal

Caros colegas, minhas cordiais saudações. Enquanto vocês não pedirem para eu parar… eu vou continuar (risos). Tudo bem com vocês?

Na cabeça de alguns de vocês deve estar o pensamento: ”Tio Flávioooooooo, eu não consigo o que sonho!! O que está errado??” O erro consiste em sonhar sem planejar. Lembra do Pink e do Cérebro? O que eles fazem todas as noites? “Tentar dominar o mundo”. Por isso não conseguem… Eles apenas tentam. Sonho só tem valor quando se planeja, fora isso é apenas uma fuga da realidade. Então mãos a obra para esculpir a obra prima da tua vida. VOCÊ.

O PEP – Planejamento Estratégico Pessoal parte do pressuposto que você almeja algo, que existem coisas na sua vida que não estão de acordo com o que você deseja ou que você não está conseguindo ter objetivos pelos quais lutar. Caso você se enquadre em uma, duas ou três das características, meus parabéns, você é um ser normal. Que sonha, que vida, que almeja, que luta, que vence e que perde. Isso mesmo… que perde!! E você continuará assim, pois não o PEP não garante 100% de vitórias na sua vida, pois isso seria ridículo, mas sim uma estratégia para que você vença quando for necessário e que perda o que lhe for interessante perder. Mas que tais derrotas não influenciem na conquista de seus objetivos maiores.

Felizmente nossa viagem começa em um local seguro e acolhedor, em nós mesmos. Você é o ponto inicial desta egotrip rumo à felicidade. Posto que você é a matéria prima da sua felicidade e veio completamente equipado, preparado e habilitado a uma vida plena e bem sucedida. Não é papo de auto-ajuda, mas avalie: Você foi o vencedor da maior corrida do mundo. A corrida pela vida. Você está entre Trilhões de Estrelas mortas, sua espécie foi a escolhida entre milhares de outras para controlar o mundo, sobrevivemos nas cavernas nos adaptando, nos tornamos a classe dominante. Parece abertura de The Big Bang Theory não é? Mas que tal se entender o quão raro você é (logo o quão caro você deve ser?)

Somos providos de raciocínio que nos permite ler esse material e mudar nossas vidas. Fomos escolhidos entre trilhões de espermatozóides em alguma das centenas de vezes que nossos pais fizeram uso deles para fins de procriação ou divertimento. Você vingou… Nasceu para o sucesso.

Entretanto todo PEPPlanejamento Estratégico Pessoal irá emanar da sua capacidade de desejar as coisas e realizar as coisas. A beleza do mundo está no fato de que pessoas diferentes desejam coisas diferentes em nível mais diferentes ainda. Alguns se consideram felizes tendo algo para comer e isso é maravilhoso. Outros serão insatisfeitos pelo fato de não jantar apenas 3 noites por semana em Paris.

Nenhuma demanda é ridícula ou supérflua posto que todas emanem da necessidade humana e assim devem ser supridas. Assim fizemos por milhões de anos quando a curiosidade e o desejo de ter nos retiraram da caverna. Quisemos, planejamos, construímos e quisemos mais e melhor. Este é o ciclo do que move o Ser Humano. Tal fato se faz tão verdade que diria o RPM “agora a China bebe coca-cola”, expressando claramente que o sistema econômico-produtivo baseado na diferença entre as pessoas que motivado pela cobiça do capital incentiva a maior produção por parte do funcionário venceu e sobreviveu a guerra fria.

Aqui não nos cabe questionar as regras, nem fomentar o consumismo, muito menos a diferença social, mas sim fornecer a você leitor ferramentas de sobrevivência e de melhoria neste jogo sócio-político-financeiro-cultural. Para tanto temos que nos perguntar neste momento “Até quando você vai ficar levando porrada? Até quando vai ficar sem fazer nada?.” (Gabriel Pensador).

Quais são as melhorias que você gostaria de propor na sua vida? Qual a mudança que se faz emergencial para você? O que lhe falta? O que você merece e não teve acesso? Lembre-se as questões que emanam de você serão respondidas pela mesma fonte: Você, pois quem muda…

Flávio Cavalcante é professor da FGV, empresário, criador do Método PEP com mais de 18 mil Planejamentos Estratégicos Pessoais realizados em 20 anos.