82 / 100

Os Especialistas de Resposta Rápida

Será que ter a resposta na ponta da Língua, realmente é sinal de amplo conhecimento dos números do seu negócio rural ou na verdade pode esconder grandes falhas e dissonância com a realidade.

Os indicadores e variáveis presentes em qualquer empreendimento rural são diversos, e vão desde indicadores produtivos, financeiros, estoque, custo de produção entre outros. Esses indicadores devem representar da forma mais fidedigna possível a realidade do seu negócio, o que necessita de um considerável trabalho na coleta, organização e análise por pessoas qualificadas a este fim, porém é muito comum escutamos de produtores e técnicos respostas muito diretas e rápidas quando confrontados com os números de seu negócio como: Ganho por Hectare, Taxa de Retorno sobre Investimento, Taxa de Concepção, Lotação, Cabeça Funcionário, Custo Hora/Maquina, será que essa resposta pronta realmente é fruto de um profundo conhecimento das informações, ou na verdade representa uma necessidade de parecer estar no controle, ou uma mera repetição de um número aceitável e difundido no meio ou ainda uma análise capenga e desfocada.

Particularmente confio muito mais em produtores e profissionais que levam mais tempo consultando sua base de dados e que realizam mais perguntas para chegar a uma resposta mais precisa, até porque o resultado da informação pretendida irá variar de acordo com o período e contexto compreendido, ou seja vai depender da pergunta que se quer responder.

Também é muito importante que se observe os índices não apenas pela média, pois a média não evidencia os melhores e piores resultados obtidos, que é exatamente onde deve-se concentrar os esforços, seja para a elevação ou evolução dos desvios negativos, entendendo quais são as variáveis responsáveis pela obtenção destes resultados e realizando os ajustes necessários para correção dos mesmos. Já os resultados acima da média ou aqueles muito acima possibilitam o estudo e aprendizado das condições favoráveis envolvidas, possibilitando a replicação destas, o que elevará a produtividade.

Não estamos falando que não existam produtores e consultores que realmente conheçam seus negócios nos mínimos detalhes, principalmente naqueles indicadores mais importantes, inclusive com uma analise de mercado detalhada e com comparativos “Benchmarks” de outros produtores. Esses profissionais existem e são verdadeiros especialista em suas atividades e temos que tê-los como referencia. Porém mesmos estes profissionais necessitam de uma base de dados e referencias que lhe guiem e mostrem a melhor rota de acordo com o cenário apresentado.

Podemos fazer algumas correlações neste sentido, um piloto de avião por melhor que seja utiliza as mais modernas ferramentas de controle para diminuir as chances de imprevistos e falhas humanas, um investidor de bolsa de valores por mais experiente também utiliza ferramentas, gráficos e dados em tempo real para sua tomada de decisão de compra ou venda, na verdade por isso eles são tão bons no que fazem. Percebemos que quanto maior o risco e investimento envolvido, melhores e mais precisos devem ser os indicadores.

Desta forma é importante que o gestor mude sua postura e deixe de se importar em parecer estar no controle e obtendo os resultados esperados de produtividade em sua região e se importe em realmente analisar seus indicadores, principalmente os financeiros, de uma forma realista e responsável, pensando na saúde, longevidade e competitividade de seu negócio.

Autor: Túlio Lelis – Fundador Blue Farm

© Copyright 2019 - Bluefarm