Início » Portal Blue Farm » Planejamento Estratégico Pessoal – Como planejar melhor nossas vidas

Planejamento Estratégico Pessoal – Como planejar melhor nossas vidas

Planejamento Estratégico Pessoal - Como planejar melhor nossas vidas

Planejamento Estratégico Pessoal no Agronegócio

A vida sem rumo é como um carro sem freio, até pode andar, mas nunca vai chegar onde se deseja

Quando chegou a mim o convite da Blue Farm na figura do meu amigo Túlio Lelis, de realizar a missão de falar, em artigos curtos, sobre como planejar melhor nossas vidas e carreiras, aceitei o desafio na hora.

Na minha mente uma frase batia: “Quem não sabe para aonde vai todo vento se torna contra” de Sêneca, assim iniciamos nossa conversa sobre o planejamento Estratégico Pessoal. Neste momento nos cabe perguntar: Por que algumas empresas escolhem certos candidatos em detrimento a outros? Ou mesmo promove uma relação saudável com alguns e completamente danosa para com outros? Qual o segredo do sucesso de alguns profissionais e quais as razões dos fracassos de tantos? A resposta em minha opinião está na forma como algumas pessoas interpretam as relações profissionais. Vejamos um exemplo.

Quando você conhece uma pessoa. Se ela tem similaridades você se aproxima. Se ela fala sobre assuntos que lhe são agradáveis, você possibilita que ela continue. E se a pessoa tem pensamentos congruentes com suas opiniões você desenvolve o relacionamento. O mesmo fenômeno acontece com as empresas. A era dos relacionamentos profissionais curtos está em vigor, mas as melhores leoas procuram os melhores leões, assim as melhores empresas buscam e sempre buscarão relacionamentos duradouros com seus futuros CEOs.

Neste momento nos cabe indagar: Se a empresa fala em ética e busca profissionais éticos, por que você não busca ser ético e procura empresas com o comportamento que reflete padrões éticos coniventes com os seus? Se a organização preza resultados por que não utilizar as ferramentas de gerenciamento de resultados nos seus projetos pessoais? Quando a organização investe em marketing para cativar os clientes, qual mal há em investir em marketing pessoal para cativar as empresas do mercado? Se o catálogo de produtos é a cara da empresa, por que o currículo não segue os preceitos mercadológicos da confecção dos catálogos? Se as organizações de sucesso norteiam seus processos de tomada de decisões em planejamentos estratégicos, por que não criar seu Planejamento Estratégico Pessoal?

Planejamento Estratégico Pessoal - Como planejar melhor nossas vidas

Planejamento Estratégico Pessoal – Como planejar melhor nossas vidas

Este material tem a função de ajudar na confecção deste documento individual ou familiar de suma importância chamado Planejamento Estratégico Pessoal. Tal necessidade nasceu de anos de observação que envolveram a docência de disciplinas nas áreas de planejamento estratégico para cursos de graduação e pós-graduação e também na função de consultor de empresas. Durante o período de acumulação da experiência necessária para a confecção deste bom conteúdo algumas pesquisas formam realizadas sempre focando no embasamento teórico do material. Os dados colhidos demonstraram que a consciência da importância de se planejar a vida vem crescendo com os anos, mas que mais de 86% dos entrevistados não conhece nenhum dos elementos que envolve um planejamento estratégico.

Observando a realidade foi possível perceber que em mercados mais competitivos como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro os conhecimentos que envolvem os planos pessoais são maiores, todavia nestes ambientes as falhas derivadas de conceitos equivocados, como por exemplo, a confusão entre objetivos e metas, provoca falha na confecção dos Planejamentos Estratégicos Pessoais. Em locais onde o processo concorrencial ainda é insipiente a quantidade de pessoas com planejamentos estratégicos pessoais reduz acintosamente tendendo a zero.

Aqui cabe nos questionar: Qual a importância de planejar uma colheita? Planejar uma gestação? Planejar um manejo? Por que não dedicar tanta atenção ao planejamento de nossa felicidade?

Flávio Cavalcante é professor da FGV, empresário, criador do Método PEP com mais de 18 mil Planejamentos Estratégicos Pessoais realizados em 20 anos.