Início » Portal Blue Farm » Planejamento Estratégico Pessoal

Planejamento Estratégico Pessoal

Planejamento estratégico Pessoal

Planejamento Estratégico Pessoal

Caros colegas, minhas cordiais saudações… Esse é o seu Planejamento Estratégico Pessoal novamente agradecendo o convite da Blue Farm para debatermos o tema mais importante do Mundo: A Sua Felicidade.

Muitas pessoas me procuram reclamando que as empresas não cuidam das carreiras delas como elas gostariam, contudo aí está o erro. A empresa não é desenvolvedora de carreira, mas sim utiliza o profissional para desenvolver suas atividades organizacionais e possibilita a esse profissional que sua carreira organizacional cresça. Delegar isso a empresa é perigoso, irracional e cômodo. Por isso, vamos pensar diferente?

Que tal entendermos que a responsabilidade pelo sucesso e fracassos do seu projeto pessoal é de responsabilidade unicamente sua afinal algum dia você se encontrará com o que lhe criou: Deus, Alah, Buda, GADU, Ser Supremo, Nada Absoluto… o que for. E esse Ser irá perguntar apenas 1 coisa: Você foi feliz no tempo que lhe dei na Terra? E você não poderá dizer: “bati muitas metas”, “Tive muitos carros”, “Comprei muitas roupas”, “Fui promovido”, “Fui bom pai”, “Fui boa esposa”… Nada disso terá peso.

Planejamento Estratégico no Agronegócio

Planejamento Estratégico no Agronegócio – Mulher empreendedora no Campo – Foto: Maqnelson agrícola

Por falar em peso, vocês sabiam que essa preocupação também existia no Egito antigo? A Deusa Maat pesava o coração dos mortos, se fossem mais pesados que uma Pluma essa alma não iria para o “céu”. E hoje? Se te pesassem o coração (metaforicamente), de verdade, pesaria mais o “deveria ter feito”, “gostaria de ter feito”, “poderia ter feito”… ou você estaria feliz com sua obra até o momento.

Você conhece o conceito de FIB? O rei do Butão (sim existe esse país) percebia que mesmo aumentando o poder de compra da população, o estudo, a melhorias sociais e tudo que o Capitalismo traz de bom (e que eu defendo) a sociedade ocidental estava cada vez mais triste e dependente do trabalho. Então resolveu ele resolveu dividir 100% de sua fortuna com o povo do seu País e focar os impostos em ações que tragam felicidade e plenitude espiritual e criou o conceito de FIB (Felicidade Interna Bruta) … CALLLLLLLMA!!! Esse não é um texto Socialista, Comunista, Espiritualista e nenhum outro “ista”… Apenas uma reflexão: Hoje, o seu trabalho lhe possibilita recursos para ser feliz? Você está ganhando dinheiro para aumentar o padrão de vida e ficar mais escravo da roda de Hamster?

Este material tem uma função diferente dos demais de planejamento do mercado, aqui o foco é pessoal. Utilizar as ferramentas gerenciais para desenvolver suas competências e a sua carreira. Então aqui nasce um projeto nosso: VOCÊ.

Flávio Cavalcante é professor da FGV, empresário, criador do Método PEP com mais de 18 mil Planejamentos Estratégicos Pessoais realizados em 20 anos.