Início » Portal Blue Farm » Mato Grosso atinge mais de 83% das áreas semeadas com soja

Mato Grosso atinge mais de 83% das áreas semeadas com soja

Plantio de soja no Mato Grossso

De acordo com o mais recente boletim atualizado do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o Mato Grosso atingiu 83,15% das áreas semeadas com soja até 29 de outubro.

Mato Grosso do Sul

O último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do dia 23 de outubro, mostra que 41% das áreas de soja foram instaladas em Mato Grosso do Sul e em Goiás, 45%.

Sul

De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), até o dia 25 de outubro, 60% de soja já foi instalada no estado. O milho está na reta final com 93% e o trigo com 82% da área praticamente colhida.

Veja o vídeo (aqui) enviado pela produtora Simone Vargas, de Campina do Simão (PR). A colheita do trigo segue em ritmo acelerado em sua propriedade.

Colheita de trigo no PR .

Em Santa Catarina, 29,4% das áreas de soja instaladas, até 23 de outubro, segundo mostra o último boletim da Conab. Ainda de acordo com o órgão, 86,6% das áreas de milho e 85% do arroz também já foram semeados no estado. Com relação a colheita do trigo, o estado atinge 20% das áreas.

De acordo com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no Rio Grande do Sul, já forma colhidos 28% do trigo. O plantio da soja segue lento com 5% e o milho alcança 75% da área semeada. Já, a cultura do arroz conta com 40% das áreas de arroz instaladas, de acordo com o último boletim do dia 24 de outubro, divulgado pela Conab.

Sudeste

Em São Paulo, a colheita do trigo também avança nos campos com 85% das áreas do cereal já finalizadas, de acordo com o último boletim do dia 23 de Outubro da Conab.

Com relação a soja, o órgão informa que o plantio das áreas alcança 40% e das áreas de milho, 55%. Em Minas Gerais, 15% das áreas de soja foram semeadas e o milho 10%.

Nordeste

Maranhão e Piauí iniciaram o plantio da soja com 3% das áreas instaladas até 23 de outubro. Ainda de acordo com a Conab, em Tocantins, 13% das áreas de soja estão em andamento. Na Bahia, foram plantadas 6% das áreas de soja e 0,5% das áreas de milho.

Tendência de chuva

O plantio no Brasil avança bem mais rapidamente que no ano passado. Só para ter uma ideia ano passado neste mesmo período o estado de Mato Grosso tinha aproximadamente 54% da área plantada. Hoje, são 85% de toda a área instalada.

Destaque para a chuva forte prevista sobre o Matopiba nesta semana. Muitas áreas com aumento da umidade do solo em pelo menos 20%. Até a quinta-feira da semana que vem, a chuva mais intensa alcançará Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e sul da Bahia.

No Sul, o enfraquecimento da precipitação ajudará no término da instalação e melhora dos tratos culturais. Até o fim do primeiro decêndio de novembro, a chuva forte migrará completamente para o Norte e Nordeste, além de Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais. O centro e sul do Brasil vão passar por um período mais seco e com maior amplitude térmica.

Fonte: Climatempo

Deixe um comentário