Início » Portal Blue Farm » Solo arenoso: qual é o melhor plantio para esse tipo de terra?

Solo arenoso: qual é o melhor plantio para esse tipo de terra?

Plantio em solo arenoso

Melhor Plantio em solo arenoso – Foto: Pioneer Sementes

Entenda o que é um solo arenoso, quais são as suas principais características e culturas que exercem maior produtividade nessas regiões

Ter conhecimento sobre qual tipo de solo receberá uma nova plantação é uma das informações essenciais que um agricultor precisa saber para o seu negócio, sobretudo se o assunto for o solo arenoso. Identificado em praticamente 6% do território brasileiro, o solo arenoso é encontrado principalmente na região do cerrado e exige cuidados especiais.

Mas antes disso, é preciso entender o que realmente é um solo arenoso, quais são suas principais características e culturas que costumam dar certo nesse tipo de terreno. Saiba mais sobre esse assunto neste texto!

O que é solo arenoso?

Também chamado de solo leve ou com textura leve, o solo arenoso é o nome dado para aqueles que se destacam pela grande proporção de areia em sua composição (70% ou mais) e menor parte em argila (15% ou menos). Esse tipo de solo é constituído principalmente por grãos de areia, que o torna extremamente pobre em nutrientes.

O solo arenoso também é considerado mais suscetível à degradação e à perda de capacidade produtiva quando comparado aos de textura mais fina. Além disso, a baixa proporção de argila e de matéria orgânica faz essa variedade de terra ter baixa retenção de nutrientes e de água.

Características do solo arenoso

Como o solo arenoso tem grande proporção de areia, ele apresenta também muitas granulações; então, a água que entra de baixo da terra é escoada com muita facilidade. Esse processo entre os grãos de areia, inclusive, é um dos grandes problemas na sobrevivência desse tipo de solo.

Durante o escoamento rápido, a água acaba levando todo o sal mineral e acaba empobrecendo o solo de nutrientes. Isso também faz a terra secar com mais facilidade e, assim, apresentar deficiência de cálcio. Por fim, esse é um solo com pH ácido — o que explica o baixo teor de matéria orgânica em sua composição.

 

Solo Arenoso com trabalhar

Manejo do Solo Arenoso com aporte de matéria orgânica  – Foto: Pionner Sementes

Manejo correto do solo arenoso

Para que o plantio em solo arenoso seja bem-sucedido, é essencial que o agricultor realize o manejo nutricional correto da terra. Desse modo, solos arenosos necessitam um maior monitoramento da fertilidade por conta da propensão à erosão. Por isso, o produtor deve estar atento à estrutura do solo, evitando sua compactação.

Nesse tipo de terreno, o ideal é que se busque o cultivo de espécies com maiores sistemas radiculares ou que consigam buscar água e nutrientes em camadas mais profundas da terra. Outro fator importante para se atentar é os níveis de pH, pois eles precisam estar dentro da faixa adequada para determinada cultura, o que favorece a absorção de nutrientes.

O que plantar em solo arenoso?

Quando o assunto é plantio em solo arenoso, o sistema de rotação de culturas costuma ser o ideal para aproveitar o máximo da produtividade do terreno. Por exemplo, o produtor pode optar por cultivar soja no verão, enquanto planta milho e brachiaria na entressafra.

Com isso, a soja pode ser usada para obtenção de renda e aporte de nitrogênio para as culturas subsequentes. Portanto, solos arenosos não precisam ser sinônimos de solos improdutivos, uma vez que acolhem bem o plantio de leguminosas e gramíneas quando o manejo é feito corretamente.

Fonte: Agropos, Conhecimento Científico, GeoScan.