Início » Portal Blue Farm » Brasil apresenta técnicas produtivas sustentáveis em conferência na Dinamarca

Brasil apresenta técnicas produtivas sustentáveis em conferência na Dinamarca

Agricultura sustentável

A contribuição do Brasil e da Dinamarca para o Desafio da Oferta Alimentar Sustentável

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Regional e Irrigação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo, destacou hoje as boas práticas brasileiras voltadas para a sustentabilidade ambiental do setor agropecuário no seminário “A contribuição do Brasil e da Dinamarca para o Desafio da Oferta Alimentar Sustentável”, em Copenhague. O evento é organizado pela Embaixada do Brasil na Dinamarca, com o apoio da Apex-Brasil, do Danish Agriculture and Food Council e do Danish Grain and Feed.

Desafio da Oferta Alimentar Sustentável

 

Agricultura sustentável

Agricultura Sustentável e Gestão de Recursos Naturais

Segundo Camargo, o mundo precisa frear o aumento da temperatura conciliando com a produção de alimentos para os 2 bilhões a mais de pessoas que virão ao mundo até 2050. “Precisamos fazer isso por meio de uma agricultura com baixíssima emissão de gases de efeito estufa, e a agricultura brasileira pode contribuir de modo decisivo para isso. O Brasil produz hoje 1 bilhão de toneladas em alimentos, fibras e bioenergia”, disse ele, segundo nota do Ministério.

Fernando Camargo apresentou os resultados do Plano de Agricultura de Baixo Carbono, o ABC, lançado há 10 anos, bem como as metas para a próxima década, com a inclusão de novas tecnologias como a utilização de novos bioinsumos, a utilização da irrigação e a terminação intensiva de animais. O presidente da Embrapa, Celso Moretti, apresentou dados para mostrar que, usando tecnologia, o Brasil pode dobrar a produção sem promover desmatamento. O Brasil usa atualmente 7,6% de sua área para a produção agrícola.

O seminário contou com a participação de outros representantes governamentais de Brasil e Dinamarca, além de pesquisadores e membros da iniciativa privada. Após o evento na Dinamarca, o grupo do Ministério da Agricultura se reúne aos demais integrantes da comitiva brasileira em Glasgow, na Escócia, onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP26). O secretário Fernando Camargo representará o Ministério da Agricultura no evento.

Fonte: Lygia Pimentel – Agrifatto

Deixe um comentário