Início » Portal Blue Farm » A utilização da contabilidade para a gestão eficaz na pecuária

A utilização da contabilidade para a gestão eficaz na pecuária

A utilização da contabilidade para a gestão eficaz na pecuária

A Contabilidade Rural é uma das ferramentas administrativas menos utilizadas pelos produtores no Brasil, vista por eles, como uma técnica complexa em sua aplicação na fazenda, com baixo retorno na prática, apresentando apenas um conhecimento dentro da finalidade fiscal, sem interesse na aplicação gerencial.

O produtor desconhece a existência dos instrumentos contábeis para aplicar no GERENCIAMENTO da fazenda, tem uma visão e foco apenas na tributação do ITR e do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A gestão eficaz esta associada com a ruptura deste pensar e também da substituição de práticas tradicionais dos trabalhos, processos, finanças e pessoas, por práticas mais estruturadas baseadas por números e principalmente na correta interpretação deles, entregando assim, ferramentas satisfatórias e assertivas na tomada de decisão.

O setor apresentou um grande crescimento nos últimos anos, com isso gerou-se uma maior competitividade entre os pecuaristas ou empresários rurais, por isso, entende-se que a aplicabilidade da Contabilidade Rural na gestão da pecuária é um dos principais insumos para que o pecuarista possa dar longos passos no seu negócio e sobreviva ao mercado que está em constantes mudanças.

Cada fazenda possui suas particularidades e desafios, portanto existe a necessidade de diferentes abordagens de ações da contabilidade gerencial, e do meu ponto de vista, existem hoje três principais engrenagens responsáveis pelo sucesso da gestão, sendo elas:

  • Pessoas: é um dos principais gargalos do processo de profissionalização do agronegócio e nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam o desenvolvimento do capital humano nas fazendas deve ser realizada em todos os níveis hierárquicos.
  • Processos: visa identificar todos os pontos e etapas diários das atividades rurais, estabelece os métodos, a rotina e organização das atividades por etapa, por setores e por períodos, permitindo desta forma, que o produtor rural alcance melhores resultados.
  • Finanças: Na atividade rural as finanças são tão importantes quanto à produção e isso independe do seu porte e também atividade. Na gestão financeira, o planejamento consiste em traçar metas e objetivos, para que empresa rural cresça cada vez mais.

Implantando boas estratégias e processos para gestão, você pecuarista pode aumentar o retorno sobre seus investimentos, reduzir gastos e seguir um planejamento adequado para atingir metas e objetivos. Minha dica é apostar no seu contador e na aplicabilidade da contabilidade gerencial na fazenda, afinal de contas, o contador é seu principal aliado.